PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 16ª SUBSEÇÃO DE JUÍNA

Março de 2024 | Ver mais
# # # # # 1 2
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

25/05/2017 15:37 | Constituição
Foto da Notícia: OAB-MT defende eleições indiretas em caso de vacância do cargo de presidente da República

imgEm sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) - máxima instância deliberativa da entidade -, os representantes da advocacia mato-grossense, de forma unânime, defenderam o estrito cumprimento da Constituição Federal em caso de vacância do cargo de presidente da República.

Nesta quinta-feira (25), o presidente nacional da OAB protocolou, na Câmara dos Deputados, o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. Na última semana a imprensa noticiou a colaboração premiada do empresário Joesley Batista que inclui a gravação de uma conversa com o chefe do Executivo na qual o Conselho Federal da Ordem entendeu configurar crime de responsabilidade.

Além disso, está previsto para o próximo mês o julgamento, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode levar à cassação da chapa composta pela ex-presidente Dilma Rousseff e Michel Temer. Também não se descarta a hipótese, apesar das negativas do próprio presidente, de um pedido de renúncia.

Diante do grave cenário, que vem sendo debatido em todo o país, o conselho seccional da OAB-MT discutiu o assunto e entendeu que o papel da advocacia, como indispensável à administração da Justiça, segundo determina a própria Constituição Federal, é pelo seu estrito cumprimento.

De acordo com o artigo 81 da Constituição, “vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga”. Ainda, o parágrafo primeiro estabelece que se a vacância ocorrer nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

Para a realização de eleições diretas para a sucessão presidencial, seria necessária a aprovação, pelo Congresso Nacional, de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que alterasse o texto constitucional em vigor.

Em que pese já existir alguma discussão acerca do tema, tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado, trata-se de assunto complexo que merece ser apreciado pelos parlamentares com a devida cautela.

Presidente da OAB-MT, Leonardo Campos também atentou para o alto custo da realização de eleições diretas, estimado em mais de R$ 150 milhões. “O cenário econômico que o Brasil atravessa não nos permite fazer aventuras com o dinheiro público”, ponderou.

O posicionamento da OAB-MT frente a uma possível sucessão presidencial será apresentado formalmente ao Conselho Federal da OAB nesta semana.

Assessoria de Imprensa OABMT
(65) 3613-0928/0929