O presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Almerindo José da Silva Costa, participou da segunda reunião do Fórum Permanente de Interlocução Social, nesta quarta-feira (31 de agosto), na sede da Procuradoria-Geral da Justiça, em Cuiabá.
O advogado demonstrou sua preocupação com a falta de estrutura da Segurança Pública no Estado e, entre outros, sugeriu que sejam realizadas ações enérgicas, como parcerias com a União, por meio da Força Nacional, para coibir o grande número de assaltos a bancos, que vem ocorrendo com extrema violência e riscos à população.
Outro tema abordado trata-se da falta de estrutura no Mirante em Chapada dos Guimarães, onde em maio deste ano um rapaz morreu ao cair no precipício. Almerindo Costa pontuou a necessidade de se agilizar os procedimentos de reestruturação do local já que há muitos turistas de outros estados e até países. “Sabemos que o Ministério Público está atuando nessa situação, mas é preciso que as providências sejam tomadas antes da Copa de 2014 para evitar mais mortes e definir de uma vez a segurança no local”.
O presidente da comissão da OAB/MT também apresentou a necessidade dos órgãos públicos promoverem a correta adaptação para a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais aos seus auditórios. Ele exemplificou com um fato ocorrido na Semana Estadual de Ressocialização no Fórum de Cuiabá, no último dia 26 de agosto, em que uma autoridade não pôde compor a mesa de honra porque não havia rampa para o acesso da cadeira de rodas. “O juiz diretor do Foro, Adilson Polegato de Freitas, quebrou o protocolo, se escusou e afirmou que esta semana providenciaria a adaptação”.
A próxima reunião do Fórum Permanente de Interlocução Social ocorrerá no dia 30 de novembro na sede das Promotorias de Justiça na capital.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
imprensaoabmt@gmail.com
www.twitter.com/oabmt