Na última sexta-feira (29 de julho) a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso assinou termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) e outras instituições para realização da revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos nos municípios da baixada cuiabana e implantação do Registro de Identificação Civil (RIC). A OAB/MT fornecerá todo o apoio institucional necessário para a viabilização do projeto.
Para o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, a inovação é necessária porque "estamos entrando em uma era virtual e, em breve, tudo estará informatizado. No caso da justiça eleitoral, a implementação do projeto biométrico permitirá a realização de eleições com maior segurança e rapidez, beneficiando o eleitor e a sociedade em geral".
Também esteve na solenidade o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MT, Sílvio Queiroz Teles. O evento, celebrado entre o TRE e o Governo do Estado de Mato Grosso, contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, que conheceu de perto o projeto de modernização que o TRE quer implantar, cujo objetivo nesta fase inicial é recadastrar mais de 670 mil eleitores de 11 municípios da baixada cuiabana.
A revisão biométrica em Cuiabá foi inscrita para ser realizada na segunda etapa dos trabalhos, com previsão de início no mês de setembro. A primeira etapa foi realizada com sucesso no ano passado, em 60 cidades brasileiras, entre elas Campo Verde (135km de Cuiabá).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a expectativa é chegar a 2018 com todos os municípios brasileiros atendidos pela revisão e aptos a realizar eleições com urnas biométricas.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt