PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 16ª SUBSEÇÃO DE JUÍNA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Dezembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 # # # #

Notícia | mais notícias

Saúde e mercado de trabalho para o negro são debatidos em reunião de Comissão

24/04/2013 17:24 | Igualdade Racial
    A preocupação com as fragilidades da população negra de Mato Grosso foi abordada durante reunião nesta segunda-feira (22 de abril) da Comissão de Igualdade Racial da OAB/MT com a participação do presidente da comissão, Augusto Cesar Frutuoso, o membro Fábio Capilé, a presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune/MT), Antonieta Luísa Costa; Ana Carolina Costa, da Rede Afrobrasileira Sociocultural, e advogados convidados. 
 
img
    
    Esta foi a primeira reunião de muitas que serão realizadas no intuito de aproximar os movimentos de defesa dos direitos dos afrodescendentes e tratar das demandas reprimidas. “A OAB/MT, por meio da Comissão de Igualdade Racial, quer somar esforços na defesa dos nossos direitos”, observou Augusto Frutuoso.
 
    Na reunião, as representantes do Imune e da Rede relataram que há falta de atendimento adequado aos negros no que tange às doenças que são mais acometidas como a anemia falciforme, diabetes tipo II, problemas cardíacos e sugeriram buscar parceria junto ao Conselho Estadual de Saúde e outras instituições. O presidente da Comissão de Igualdade Racial relatou que a prioridade da atuação conjunta será tratar desses assuntos, já que não há um estudo aprofundado sobre a saúde da população negra e nem legislação específica em Mato Grosso.
 
    Outra demanda apontada é a falta de profissionalização das pessoas negras para o mercado de trabalho nas mais diversas áreas. O advogado comentou que ao fazer o curso de Direito, ele era o único negro da turma e que hoje essa realidade começa a mudar, mas faltam oportunidades. Para Ana Carolina, “sempre nos oferecem cursos para empregadas domésticas e babás; nós já nascemos babás desde o início da escravatura. Queremos oportunidade de cursos que levem o negro às funções maiores”. 
 
    Também foi apresentada a ideia de divulgar as ações nas mídias sociais, além de realizar a disseminação da cultura negra por meio de um sarau afro com proposta educativa e demonstrando as experiências vividas e que serão planejadas nos próximos encontros.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 

WhatsApp