MJ apresenta projeto para fortalecer segurança nas fronteiras
Para fortalecer o enfrentamento à violência e aos crimes que ocorrem na fronteira do Brasil, o Ministério da Justiça (MJ) reuniu ontem, quinta-feira (29) os secretários de Segurança Pública do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Na reunião, o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, apresentará o projeto de Policiamento Especializado de Fronteiras (Pefron), previsto no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O Pefron foi desenvolvido para combater os crimes característicos das divisas, como o contrabando de armas e munições, o narcotráfico, exploração de madeira, tráfico de pessoas e o furto e roubo, especialmente de veículos.
A proposta do Ministério da Justiça é fortalecer as polícias dos estados que fazem fronteira com outros países a fim de fomentar a criação de grupos especializados para atuarem de forma preventiva e repressiva nas divisas dos estados, no combate aos crimes típicos de cada região.
Uma das propostas é combater os crimes de fronteira com ações de cooperação intergovernamental e interinstitucional em segurança pública com o suporte dos órgãos federais, como as Polícias Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança Pública.