O profundo conhecimento dos palestrantes sobre as questões que abordaram e a efetiva participação de advogados e técnicos da área do meio ambiente nos debates transformaram a 4² Semana do Meio Ambiente e o 5º Congresso Nacional do Meio Ambiente da OAB, realizados a semana passada no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso num evento de alto nível. A avaliação é da mestra em Direito Ambiental e integrante da Comissão do Meio Ambiente da OAB, Tatiana Monteiro da Costa e Silva, que coordenou o evento.
Para Tatiana Monteiro, a grande participação de advogados, técnicos em meio ambiente e estudantes nos debates surpreendeu principalmente porque foi a primeira vez que o evento da OAB foi realizado fora do âmbito acadêmico. Na noite de abertura, a CMA foi obrigada a improvisar acomodações no auditório da OAB, pois os 240 lugares do recinto não foram suficientes para acomodar os inscritos. “E ainda enfrentamos a concorrência de um outro evento que estava sendo realizado na cidade na cidade” – afirma a coordenadora da 4ª Semana do Meio Ambiente e do 5º Congresso Nacional de Meio Ambiente.
O presidente da Comissão do Meio Ambiente, Leonardo Pio da Silva Campos, também considerou como altamente positiva a promoção da OAB, pois apesar da realização no mesmo período da Bienal da Agricultura, no Cenarium Rural, foi significativa a participação de advogados e técnicos em meio ambiente nos debates. “Para nossa satisfação, renomados especialistas em meio ambiente aceitaram o nosso convite e vieram enriquecer com seus conhecimentos o nosso evento” – destacou o presidente da CMA. Para Silva Campos e Tatiana Monteiro o meio ambiente de Mato Grosso ganhou muito com a promoção da OAB.