PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 16ª SUBSEÇÃO DE JUÍNA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Comissão começa 2009 pensando no II Simulado de Julgamento Internacional

28/11/2008 15:42 | Simulado

    Animados com a repercussão do I Simulado de Julgamento Internacional realizado em setembro em Cuiabá pela Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, seus idealizadores – Silvano Macedo Galvão, presidente da CRI, e Gustavo Vetoratto, secretário da CRI e coordenador da experiência pioneira da OAB no Estado, começam 2009 pensando no próximo evento. Apesar da CRI ter enviado ofícios a todas s faculdades de Direito de Mato Grosso, além de ter visitado faculdades de Direito em Alta Floresta, Sinop e todas as de Cuiabá e Várzea Grande, convidando-as a tomar parte no evento, apenas três equipes da capital – uma da UFMT e duas da Unic – participaram do I SJI. Mas com o sucesso da primeira experiência, acreditam Galvão e Vetoratto que muitas equipes se inscreverão na edição de 2009.

    O tema do primeiro simulado da CRI envolveu uma ação militar empreendida pelo país A contra as instalações de um grupo armado no território do país C e que foi parar na Corte Internacional de Justiça. Primeiro as equipes apresentaram memoriais escritos, como demandadas e demandantes, e nos dias 1 e 2 de setembro, nas mesmas condições, fizeram a sustentação oral de suas razões perante a comissão que julgou os trabalhos do I Simulado de Julgamento Internacional. A defesa oral das equipes foi feita no auditório da OAB diante de um empolgado público de cerca de 150 pessoas, a maioria constituída de acadêmicos de Direito e de profissionais interessados no Direito Internacional.

    Para Galvão e Vetoratto, o objetivo do I SJI, que era despertar e envolver acadêmicos com o Direito Internacional, foi inteiramente alcançado através de uma eficiente modalidade de aprendizagem, qual seja a discussão de caso. Tanto é que as equipes se empenharam a fundo e apresentaram trabalhos de alto nível tanto nos memoriais escritos como na sustentação oral, cujo materia_2009l permanece disponível para consulta no site
da OAB. A prova do sucesso do evento está materia_2009lizada na pequena diferença de pontuação entre as equipes que participaram do evento. A equipe campeã foi a “Professor Cançado Trindade” (UFMT – B), com 347,53 pontos; seguida da “Maquiavel” (Unic – A), com 327,05 pontos, enquanto a “San Thiago Dantas“ (Unic – C), ficou em terceiro lugar com 247,84 pontos.

    O I SJI foi patrocinado pelo Banco do Brasil e pela Caixa dos Advogados da OAB e cuja premiação foi superior a R$ 3.500,00 em obras jurídicas. Por outro lado, a Escola Superior de Advocacia atribuiu certificação de 30 horas (trinta horas) aos membros da equipe e de 5 horas (cinco horas) ao público inscrito para assistir o evento.


WhatsApp