Atendendo ao pedido de providências da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso remanejou dois novos juízes para a Comarca de Jaciara, região Sul do Estado. A situação estava crítica. Houve aumento significativo do volume de processos, mas a população não cresceu, afirmou o presidente da Subseção da OAB em Jaciara, Ednelson Zulliani Bello.
De acordo Zulliani, a situação foi atestada pessoalmente pelo desembargador, Orlando Perri que esteve em Jaciara visitando as Varas do município. O remanejamento de novos juízes confirma o nosso apelo, frisou o presidente da Subseção. Com o deslocamento, a magistrada Gisele Alves Silva - também lotada no município de Dom Aquino - passa a responder pela primeira Vara Cível de Jaciara e o juiz Angelo Judai, pela segunda Vara Cível.
O pedido de providência da OAB surgiu de uma reunião realizada com os advogados da Subseção da OAB em Jaciara, que protestaram à época , contra a situação em que se encontrava a justiça do município. Ednelson Zulliani realizou um levantamento e constatou que de janeiro de 2006 a julho de 2007 foram mais de 3.600 novos processos. Além da morosidade processual os advogados reclamaram também dos despachos dos juízes, que estavam sendo prolatados sem objetividade. A presença desses novos juízes representa um passo importante na justiça do município, concluiu.