Foto: D. Rocha
|
O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, assinou nesta terça-feira (29 de novembro) termo de cooperação técnica com representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Secretaria de Educação sobre o projeto Poder Judiciário na Escola. O presidente da Comissão do Jovem Advogado (Cojad), Bruno Oliveira Castro, também participou do evento. |
“É uma iniciativa importante porque o projeto auxiliará na formação dos estudantes e contribuirá para a construção e promoção da cidadania. A OAB/MT está atuando nesse projeto por meio da Comissão do Jovem Advogado e continuaremos à disposição para colaborar com o que for preciso”, informou Cláudio Stábile.
O projeto tem como objetivo apresentar aos alunos de escolas estaduais e municipais toda estrutura e funcionamento da justiça estadual. “Avalio como extremamente positiva nossa participação no projeto, uma vez que foi possível perceber a carência da presença da OAB/MT e outros órgãos nas escolas. Durante as visitas tivemos a oportunidade de dirimir as dúvidas de várias crianças, as quais não tinham nenhum conhecimento sobre o funcionamento da justiça. E foi justamente nesse sentido que atuamos, ou seja, conseguimos instruí-las sobre cidadania e direitos fundamentais”, contou o presidente da Cojad, Bruno Castro. |
|
O presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, disse estar satisfeito com a realização do projeto porque é uma oportunidade de desmistificar o Judiciário e, consequentemente, aproximá-lo da sociedade. “Torço para que essa ação seja multiplicada por mil”, sintetizou o magistrado.
Já o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, informou que a iniciativa é importante e que as escolas realmente precisam firmar parcerias com outras entidades para que possa ajudar na formação dos alunos.
Metas – O projeto atende a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaço público.
Em Cuiabá, a primeira escola municipal a receber o projeto foi Floriano Bocheneki, no bairro Parque Atalaia, onde cerca de 150 alunos assistiram a palestras e receberam cartilhas e kits escolares básicos.
“Sempre fomos bem atendidos durante as visitas e no último dia 18 encerramos o projeto piloto. A partir do ano que vamos efetivar e expandir o Judiciário na Escola, levando a cada aluno mais oportunidades de conhecimento”, resumiu a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Helena Maria Bezerra Ramos.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt