Representantes do Tribunal de Defesa de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, estiveram reunidos com a diretora do Fórum da Capital, juíza Maria Aparecida Fago, para solicitar maior flexibilidade de acesso dos estagiários no Complexo Judiciário. O pedido de providências foi protocolado pela Comissão do Jovem Advogado (Cojad), em virtude de diversas reclamações recebidas. Atualmente, para ter acesso ao Fórum, é preciso fazer um cadastro na recepção, que demanda tempo, gerando atraso no encaminhamento dos processos, explicou o presidente da Cojad, Geandre Bucair.
Durante reunião com a diretora, foi solicitado o acesso ao Fórum, apenas mediante apresentação da carteira de estagiário, visando maior agilidade nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de Direito. A carteira de estagiário é documento oficial, assim como a habilitação definitiva. O estagiário que circula pelo Fórum está a serviço e com tempo escasso, disse o secretário-geral do Tribunal de Prerrogativas da OAB, Luiz da Penha Correa.
Luiz da Penha afirmou que desde a última quinta-feira (3), o cadastramento está sendo feito por um guichê exclusivo para os estagiários e após esse procedimento, eles terão acesso liberado mediante apresentação da carteirinha. A OAB já encaminhou ao Fórum a listagem de advogados e estagiários devidamente inscritos, para auxiliar no cadastro, frisou o secretário.
Estiveram presentes na reunião, o conselheiro federal da OAB, Francisco Sgaib, o presidente da Comissão de Direito Penal da OAB, Ulisses Rabaneda, o representante da Comissão de Jovem Advogado, Helmut Daltro, além da supervisora geral e do chefe de informática do fórum da Capital, Giselda Rosa Fernandes Silva e Carlos Augusto Spínola, respectivamente.