A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso é parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no próximo dia 08 de dezembro, quando será realizada a Campanha do Dia Nacional da Conciliação. O evento em Cuiabá será realizado no Colégio São Gonçalo do Porto e no Fórum Cível. A campanha pretende difundir a cultura de pacificação e resolução de conflitos de maneira rápida e simples. ?O grande objetivo desse evento é desafogar o judiciário evitando a morosidade processual, explicou o Conselheiro Federal da OAB/MT, Ussiel Tavares.
No Colégio São Gonçalo do Porto estarão concentrados todos os Juizados Especiais e no Fórum Cível as Varas de Família. A expectativa, de acordo com o coordenador dos Juizados Especiais de Mato Grosso, Carlos Alberto Alves da Rocha, é a realização de 500 audiências de conciliação. O advogado tem papel importante na conciliação. É um dos personagens mais interessados na resolução do conflito?. O coordenador avisa aos advogados interessados na realização de audiências nesse Dia Nacional da Conciliação para peticionarem o pedido, até o dia 30 de novembro, para dar tempo de intimar a parte. O Tribunal Regional do Trabalho também estará mobilizado nessa campanha. A estimativa do TRT/MT é realizar cerca de 200 audiências de conciliação, porém o local ainda não foi definido.
Uma grande estrutura está sendo preparada pelo Poder Judiciário, para a realização da campanha. Funcionários, juizes, colaboradores estarão disponíveis da sociedade, com a intenção de promover a cultura de pacificação social. A OAB/MT, designou o advogado Marden Elvis Tortorelli para acompanhar a coordenação e realização do evento. A conciliação visa maior efetividade da Justiça e o advogado tem função importante nesse acordo já que terá a redução de tempo processual e do volume de processos. Toda sociedade sai ganhando afirmou o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad.
A Ordem é uma das parceiras do CNJ no Movimento, ao lado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de órgãos do Judiciário, de associações de magistrados, entidades de classe, universidades, escolas de magistratura e outros setores da sociedade civil. A campanha promete ser o maior evento de conciliação já realizado no Brasil. Nesse dia, centenas de pessoas estarão trabalhando pela pacificação social e pela celeridade do Judiciário.