O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, afirmou que os eleitores tiveram uma mudança de perfil à medida que se tornaram mais cautelosos e seletivos, votando com consciência neste domingo. "Mato Grosso teve uma eleição limpa, onde os casos isolados de boca de urnas e compra de votos foram minoria ele assinalou. Apesar disso, Faiad insiste na necessidade de que o novo Congresso Nacional e também a nova legislatura da Assembléia priorizem as reformas necessárias ao país e também a Mato Grosso.
Faiad destacou que a corrupção via mensalões, superfaturamento de ambulâncias e tantos outros tem como origem o falho sistema político brasileiro. E começa na própria flacidez partidária, que permite negócios diversos, como já foi mostrada, em detrimento de uma luta por ideais baseados no processo democrático comentou. De nada vai adiantar mexer na lei eleitoral, criar verticalização, instituir fidelidade partidária, prêmios em multas e tantas outras coisas mais se não houver essa reforma.
Durante todo o dia, a OAB manteve um plantão para recebimento de denúncias juntamente com o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE). O eleitor de hoje, não se deixou levar por influências externas, especialmente daqueles políticos que se propõe a pagar pelo voto. E exerceram de fato a sua cidadania incentivando um processo democrático limpo e transparente" acrescentou.