A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso vai propor a todos os advogados que atuam na área eleitoral, bem como os assessores jurídicos dos partidos políticos e coligações, a assinatura de um ?Pacto contra Corrupção? nas eleições deste ano. A informação foi dada pelo presidente da Ordem, Francisco Faiad. "Acho que temos um momento propício para que nós advogados, dentro de nossa campanha de valorização, para mostrar a sociedade a nossa importância" comentou.
O pacto, a ser assinado individualmente, estabelecerá compromissos dos advogados com a ética, a moral e os bons costumes. Para Faiad, será um reforço a mais no processo de se buscar lisura e transparência do processo eleitoral. "Há muitos anos a OAB vem tentando combater a compra de votos ea corrupção eleitoral como um todo" frisou. Ele disse que o engajamento de todos permitirá avançar nesse trabalho.
Faiad considera que a campanha pela moralização do voto este ano requer cuidados redobrados. Ele disse que as alterações na legislação eleitoral, com a proibição de vários itens de campanha, acabou por privilegiar candidaturasjá massificadas. Ele acredita que os candidatos a reeleição levam vantagem pelo novo sistema. Essa situação, de acordo com o presidente da OAB, poderá fazer com que políticos denunciados em escândalos financeiros tenham mais condições de se reelegerem.
Nesse sentido, o presidente da OAB defendeu a união de esforços efetivos para combater a corrupção nas eleições próximas. No pacto que está sendo articulado pela OAB com os advogados que atuam na área eleitoral, Faiad disse que serão convidados a participarem também o Ministério Público Eleitoral e o próprio Poder Judiciário, além da Polícia Civil e Militar. "O eleitor precisa entender" e vamos lutar para que haja essa conscientização nestas eleições que o voto não tem preço, o voto tem conseqüência" acentuou Faiad.