O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está com inscrições abertas para o concurso nacional "O Advogado e a Literatura - Contos de Advogados". Advogados brasileiros interessados poderão participar com um conto inédito de, no máximo, 20 páginas. O materia_2009l deve ser entregue pessoalmente ou encaminhado ao Conselho Federal da OAB até 31 de maio de 2006.
Podem participar do concurso advogados regularmente inscritos nas Seccionais da OAB e que estejam em dia com suas obrigações junto à tesouraria da entidade. Não poderão participar os conselheiros federais ou seus sócios, colegas e auxiliares de escritório, servidores do Conselho Federal da entidade e membros de órgãos e Comissões, diretores e conselheiros de Seccionais e de Subseções, dirigentes de Caixas de Assistência dos Advogados e demais membros da OAB, conforme previsto no artigo 45 da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia).
Uma comissão julgadora integrada por três reconhecidos contistas selecionará os vinte melhores contos, indicando os três primeiros colocados e mais sete menções honrosas. O primeiro colocado receberá uma coleção completa das obras da OAB Editora e do Conselho Federal da OAB. O segundo colocado receberá uma coleção completa das obras da OAB Editora e o terceiro colocado será premiado com uma coleção completa das obras do Conselho Federal da OAB. Os autores cujos contos merecerem menções honrosas receberão certificados alusivos e os dez demais classificados receberão certificados de participação.
Os critérios que devem ser seguidos pelos autores para a elaboração dos contos estão dispostos no edital do concurso, publicado na página principal do site da OAB. O julgamento dos trabalhos será feito até o dia 15 de junho de 2006 e a divulgação do resultado será em 16 de junho, no site do Conselho Federal da OAB.