A defesa dos direitos dos cidadãos é considerada pelos advogados como o ponto mais positivo da profissão que escolheram. De acordo com os dados da pesquisa realizada pelo Instituto Vetor, 25,9% consideram a nobreza da missão do advogado um ponto extremamente favorável e motivo de grande orgulho. Em seguida, com 19,4% como ponto positivo da profissão, aparece a liberdade de trabalho e a flexibilidade que o Direito permite. Conhecimento e experiência foram citados por 16% dos entrevistados.
Há mais pontos positivos no fato de ser advogado, citados na pesquisa. São eles: Status e benefícios sociais (8,8%), satisfação profissional (7,5%), retorno financeiro e satisfação e realização profissional (5,1%), mercado de trabalho (3,7%), e, satisfação dos clientes (1,3%). A busca de objetivos, ganho de uma causa e contribuir para o progresso apareceram, cada uma, com 1%.
Especificamente sobre o mercado de trabalho, o Instituto Vetor identificou uma divisão de posições. Para 42,3% dos entrevistados, o mercado de trabalho para o advogado está em expansão em Mato Grosso. Já 30% considera o mercado estável e 21,7% afirma que está em retração. Não souberam dizer ou não responderam 1%.