Uma comitiva de vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e prefeitos estarão acompanhando o Fórum Pró-Ferrovia de Cuiabá numa reunião que acontece na próxima segunda-feira com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDS) , Guido Mantega no Rio de Janeiro. O
O Fórum irá solicitar a liberação de verba para o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, o chamado EIA-Rima para o trecho de Alta Araguaia a Cuiabá. A audiência com o presidente do BNDS foi solicitada através da senadora Serys Marly e confirmada ao Fórum na última sexta-feira.
O presidente do fórum, vereador Francisco Vuolo, são necessários R$ 2 milhões para levantamento e análise de vários aspectos socioambientais e arqueológicos do trecho que passa por Santo Antônio do Leverger, entre a Serra de São Vicente e o Pantanal, chegando atrás do Distrito Industrial. "Esses recursos são muito pequenos se comparados com os R$ 527 milhões que o BNDS liberou para pagamentos de dívidas da Brasil Ferrovias (Ferronorte). Hoje o BNDS é sócio majoritário da Brasil Ferrovias", explica Vuolo.
Numa reunião realizada nesta terça-feira, na sede da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB-MT, o Fórum fez uma avaliação das obras da ferrovia e da viabilidade até Cuiabá. Estavam presentes o presidente do CDl, Roberto Lebrinha; Luis Garcia representando a Federação Mato-grossense de Indústrias - Fiemt, Antônio Lemos, representante do Conglomerado Urbano de Cuiabá , a deputada estadual Vera Araújo e a secretária-adjunta da OAB/MT, Luciana Serafim da Silva oliveira. Também esteve presente técnicos do Instituto Terra Brasilis de Cuiabá que já apresentou proposta de trabalho ao BNDS para produção do EIA/RIMA .
A intenção é que o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) do trecho do Mineirinho (município de Rondonópolis) até Cuiabá, numa extensão de 210 quilômetros, seja realizado o mais rápido possível A ferrovia está com as obras paradas há cerca de dois anos, estando em pleno funcionamento em Mato Grosso apenas do município de Alto Taquari à Alto Araguaia.
Segundo Vuolo, a implantação da ferrovia foi idealizada por seu pai Vicente Vuolo, ex-senador, há mais de 30 anos. Os lugares que foram contemplados com tal empreitada tiveram sua economia aquecida com a consequente instalação de industrias de diversos segmentos, gerando emprego e renda para os municípios. "É imensurável os benefícios que a implantação da ferrovia trará para Cuiabá, dos 70 municípios que mais contribuem com o PIB (Produto Interno Bruto) do país, 5 deles está localizado em Mato Grosso, e dois deles são Alto Taquari e alto Araguaia, locais onde a ferrovia já está funcionando", destacou o vereador.