O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá se reunirá nesta terça-feira na sede da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil para divulgar detalhes sobre a audiência que acontecerá no Rio de Janeiro, dia 25/07, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento econômico (BNDS) Guido Mantega. No encontro no BNDES, o Fórum vai para solicitar a liberação de verba para o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiente, o chamado EIA-Rima A audiência foi solicitada através da senadora Serys Marly e confirmada ao Fórum na última sexta-feira.
A intenção é que o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima) do trecho do Mineirinho (município de Rondonópolis) até Cuiabá, numa extensão de 210 quilômetros, seja realizado o mais rápido possível. "Com isso" adiantou Francisco Faiad "o objetivo é assegurar a chegada dos trilhos até a capital". Há dois anos a obra está estagnada por falta de recursos.
O BNDES é hoje acionista majoritário da Ferronorte com 49% das ações. A ferrovia está com as obras paradas há cerca de dois anos, estando em pleno funcionamento em MT apenas do município de Alto Taquari à Alto Araguaia.
Farão parte da comitiva o presidente do Fórum e vereador de Cuiabá Francisco Vuolo (PPS), além de outros vereadores do município, senadores, deputados estaduais e federais, entidades organizadas como a Câmara de Dirigentes Lojistas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), FIEMT (Federação da Indústria de Mato Grosso), entre outros membros do Fórum. Também foram convidados o prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) e o procurador geral Pedro Taques, além do governador do Estado Blairo Maggi, que demonstrou interesse em compor a comitiva.
Segundo Vuolo, a implantação da ferrovia foi idealizada por seu pai Vicente Vuolo, ex-senador, há mais de 30 anos. Os lugares que foram contemplados com tal empreitada tiveram sua economia aquecida com a conseqüente instalação de industrias de diversos segmentos, gerando emprego e renda para os municípios. "É imensurável os benefícios que a implantação da ferrovia trará para Cuiabá, dos 70 municípios que mais contribuem com o PIB (Produto Interno Bruto) do país, 5 deles está localizado em Mato Grosso, e dois deles são Alto Taquari e alto Araguaia, locais onde a ferrovia já está funcionando", destacou o vereador.
Cerca de 60% dos grãos transportados em Mato Grosso passam pela ferrovia. Conforme Vuolo, com os trilhos passando por Mineirinho, Santo Antônio e chegando à Cuiabá, o desenvolvimento econômico será intensificado, uma vez que a estação estará localizada no Distrito Industrial, onde já é realizado a exportação de produtos, através da empresa Porto Seco. Ele ainda ressaltou que a criação de uma estação ferroviária na capital está prevista em Lei, uma vez que haja este tipo de transporte em funcionamento no Estado.