O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Maurício Aude, no exercício da Presidência, enviou ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública para solicitar providências imediatas no sentido de apurar a morte do jornalista Auro Ida, assassinado na noite desta quinta-feira (21 de julho).
Conforme Maurício Aude, "há que se dar um basta na violência que é cotidiana e crescente na Capital e em todo o Estado de Mato Grosso. A OAB/MT vem sistematicamente cobrando das autoridades a implantação urgente de políticas públicas que resolvam o problema da violência. O assassinato do jornalista Auro Ida, brutal e nos moldes que o foi, nos preocupa, na medida em que pode se tratar, dependendo do que se apurará, de tentativa de impor obstáculos à liberdade de imprensa, o que é absolutamente inadmissível. A Comissão de Direito Penal e a Comissão de Segurança Pública da OAB/MT, em conjunto, irão indicar um advogado para acompanhar as investigações."
Auro Ida tinha 53 anos e era um dos mais experientes jornalistas na cobertura da política mato-grossense. O homicídio ocorreu no bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá, quando ele deixava a namorada em casa. Conforme familiares, dois homens bateram no vidro do carro onde estavam, pediram que a moça se afastasse e deram cinco tiros. Três acertaram nas costas e dois na nuca da vítima. A polícia trabalha com a hipótese de crime passional, porém, ela não reconheceu os suspeitos.
O jornalista se formou em 1981, na Universidade Federal do Paraná, e chegou a Cuiabá em abril de 1982 para trabalhar no jornal Correio da Imprensa. No final de 82, voltou para Naviraí, em Mato Grosso do Sul, e retornou no ano seguinte para Mato Grosso onde trabalhou na Rádio Industrial de Várzea Grande. Foi coordenador de imprensa da Câmara de Cuiabá, atuou nos jornais O Estado de Mato Grosso, A Gazeta, foi secretário de Comunicação do ex-prefeito Roberto França e atuava recentemente como articulista do site Olhar Direto.
A OAB/MT manifesta seu pesar aos parentes e amigos pela morte do jornalista. O velório ocorrerá a partir das 13h na sala Orquídeas da Funerária Dom Bosco (atualizada às 11h).
(Com informações do site www.olhardireto.com.br)
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt