PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 16ª SUBSEÇÃO DE JUÍNA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Comissão apóia evento nacional sobre transgênicos em Cuiabá

03/03/2005 12:13 | Desenvolvimento sustentável

    A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, representada pela Comissão do Meio Ambiente, está apoiando o Seminário "Desenvolvimento Sustentável: tudo começa na semente". Elaborado pela organização não governamental Instituto para o Desenvolvimento Socioambiental (IDeSA), o evento tem como principais temáticas a biotecnologia e a produção de alimentos transgênicos no Brasil.

    O seminário será realizado no dia 10 de março, a partir das 9h, no Centro de Eventos Pantanal. A previsão é de que ao menos 400 pessoas participem das seis palestras programas. As inscrições são gratuitas e serão feitas pela internet, por meio do site www.biobrasil.org.br

    Cuiabá será a sede da quinta edição dos debates, já ocorridos nas capitais São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. A IDeSA já prevê a realização do seminário no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. 

    "Precisamos desmistificar a temática da transgenia, não somente à classe de advogados, mas à toda a sociedade. Por isso nossa Comissão quer trazer esse debate a Mato Grosso", destaca o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-MT, Leonardo Pio da Silva Campos.

    De acordo com informações da IDeSA, "o propósito não é buscar convergência sobre uma questão de tamanha complexidade, mas, primordialmente, informar o grande público, proporcionar-lhe diferentes opiniões, estimulá-lo a fazer perguntas com toda a liberdade e a tirar livremente suas próprias conclusões. Trata-se de uma das poucas iniciativas da sociedade civil que ousa discutir democraticamente os benefícios e prejuízos dos organismos geneticamente modificados - os transgênicos".

    Confira a programação:

    PELA QUEBRA DE PARADIGMAS
A transição para uma nova maneira de raciocinar.

    Sylvio Zilber, ator e diretor das peças "Einstein" e "E Agora, Sr. Feynman", entre outras.
 
    BIOTECNOLOGIA: ELA JÁ MUDOU SUA VIDA E VAI MUDAR MUITO MAIS
O que a sociedade, o país e a humanidade podem ganhar ou perder com a Biotecnologia.

    Ruth Helena Bellinghini, jornalista, especialista em biotecnologia, bolsista do MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA) e diretora de conteúdo do portal biobrasil.org.br;

    A INTER-RELAÇÃO ENTRE AGRONEGÓCIOS E ECONEGÓCIOS
    O Projeto B.E.C.E. - Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais.

    Amyra El Khalili, economista, presidente da ONG CTA - Consultants, Traders and Advisors - Geradores de Negócios Socioambientais nos Mercados de Commodities; membro do Conselho Editorial do Jornal do Meio     Ambiente (prêmio Global 500 da ONU), indicada para o Prêmio Nobel da Paz (categoria "Mil Mulheres pela Paz").

    PLANTIO DIRETO, BIOTECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
    A visão do produtor.

    Almir Rebelo, engenheiro agrônomo, produtor rural, presidente do Clube Amigos da Terra de Tupanciretã - RS.

    O IMPACTO DA EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA GENÉTICA, DO MELHORAMENTO DE PLANTAS E DA BIOLOGIA MOLECULAR NA AGRICULTURA
    Vantagens e desvantagens da agricultura convencional, orgânica e transgênicos.

Francisco Aragão, pesquisador do Centro de Recursos Genéticos e Biotecnologia da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; responsável pelo Laboratório de Transferência e Expressão de Genes; ganhador do Prêmio Peter Muranyi - Alimentação 2004.

    ALIMENTOS ORGÂNICOS: UMA REALIDADE
    O mercado de orgânicos no Brasil e no mundo.

    Paulo César Stringheta, professor titular da Universidade Federal de Viçosa; membro da Câmara Técnica de Alimentos da ANVISA; coordenador do Projeto "Inovação Organizacional e Tecnológica da Fruticultura     Orgânica" para áreas de assentamentos rurais e agricultores familiares; laureado com a Comenda Presidente Arthur Bernardes (1999).

    O PAPEL DA SEMENTE
    A importância da evolução da semente para a Humanidade.

    Ywao Miyamoto, empresário agropecuarista, presidente da ABRASEM - Associação Brasileira de Sementes e Mudas e da FELAS - Federación Latinoamericana de Asociaciones de Semillas.

    Além da Comissão e Seder, apóiam o evento a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Produtores de Algodão (Ampa) e Associação dos Produtores de Sementes (Aprosmat).
 
 


WhatsApp