Termina nesta quarta-feira o prazo para os advogados interessados em disputar a vaga do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça. Até o final da tarde de quarta-feira, 24 advogados haviam apresentado requerimento endereçado a Comissão responsável por avaliar as inscrições. A definição da lista sêxtupla, que será encaminhada ao Tribunal de Justiça - será feita pelo Conselho Seccional, em data ainda ser definida.
A expectativa do presidente da OAB, Francisco Faiad, é que o número de candidatos inscritos aumente ainda mais no último dia. Cálculos iniciais apontaram para 40 inscrições. "É possível que no último dia, cheguemos perto desse número" ele salientou. Uma vez fechada as inscrições, a Comissão terá um prazo de cinco dias para apresentar o seu parecer de deferimento ou não. Após esse ato, será marcada a data da sessão.
Faiad explicou que a mesma sessão que irá definir a lista sêxtupla permitirá que os candidatos possam expor seus conceitos sobre o quinto constitucional e também quanto ao comprometimento do advogado com a classe, caso seja guindado a condição de desembargador. "Queremos buscar dos candidatos o máximo de compromisso na defesa dos interesses da advocacia. Aquele que for escolhido deve honrar acima de tudo suas raízes" frisou o presidente da OAB.
Estão inscritos até agora: Renato Gomes Nery, Maria Helena Povoas, Mauro Paulo Galera Mari, Maria Abadia Pereira de Souza Aguiar, Félix Marques da Silva, Otacílio Perón, Nelson José Gasparello, Ricardo da Silva Monteiro, Renato Bonilha, Paulo de Brito Cândido, Luiz Estevão Torquato da Silva, Felício Hirocazu Ikeno, André Castrillo, Cemi Alves de Jesus, Francisval Dias Mendes, Jenz Prochnow Junior, Raimar Abílio Bottega, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, Manoel Ribeiro Filho, Ariovaldo Gomes de Oliveira, Doralina Mariano da Silva, Ademir Joel Cardoso, Asderzio Ramirez de Mesquita e Élio Araújo Silva.