O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, o presidente da subseção da OAB-MT em Mirassol D' Oeste, Jurandir de Souza Freire e o advogado João Afonso da Costa Ribeiro estiveram reunidos nesta manhã com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Ferreira Leite.
Com o objetivo de agilizar a justiça local, Faiad e Freire solicitaram a criação da 3ª Vara da Comarca de Mirassol D' Oeste. Tramitam hoje na Comarca aproximadamente oito mil processos. Em reunião realizada ontem no Tribunal Regional do Trabalho, Freire e Faiad também pleitearam a instalação de uma Vara da Justiça do Trabalho no município.
O grande volume de ações faz com que a tramitação seja demasiadamente prolongada, já que a Comarca conta com apenas dois juízes para a análise e julgamento. O presidente do TJ sinalizou que, diante do déficit de novos juízes no Estado, designará um juiz auxiliar para a Comarca.
Já o advogado João Afonso, em nome dos demais advogados que militam em Santo Antônio do Leverger, requereu a designação de um juiz para a Comarca. Em resposta, Ferreira Leite assegurou que fará uma escala de plantão de juízes para auxiliar nos trabalhos da justiça na localidade.
O presidente do TJ destacou que a situação das Comarcas, além de inúmeras que enfrentam os mesmos problemas, deverá ser solucionado no próximo ano, possível data de lançamento de novo edital de concurso para vagas na magistratura.
O presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, aproveitou a oportunidade para elogiar o desempenho do desembargador à frente do Tribunal de Justiça. No período foram empossados 99 juízes e cerca de 30 novas comarcas foram criadas.